Aparício Ribeiro

Quem é?

Aparício Ribeiro, mineiro de Patos de Minas, reside em Taguatinga-DF desde dezembro de 1973. Aposentado desde março/2001, foi funcionário de carreira do Banco Central do Brasil, onde serviu por 24 anos. É bacharel em Direito formado em 1982, Brasília.

O compositor, cantador e violeiro Aparício Ribeiro é conhecido em Brasília pela sua atuação em prol do resgate e valorização da música caipira/regional brasileira.

Em 1993, com um grupo de violeiros, fundou e foi o primeiro presidente do Clube do Violeiro Caipira de Brasília, entidade sem fins lucrativos, com o objetivo de resgatar e valorizar a nossa verdadeira música caipira/regional e folclórica.

De março de 1996 a janeiro de 2001, foi co-produtor e co-apresentador do programa “Violas e Violeiros”, levado ao ar pela Rádio Cultura FM-100,9 – Brasília.

Seu trabalho tem fortes raízes na música caipira/regional, com toda a sua riqueza rítmica a exemplo da Toada, da Querumana, do Cateretê, do Calango e Batuque, da Moda Campeira e do Pagode-de-Viola. Suas composições se reportam ao homem do campo na sua maneira de viver, seus amores, sua simplicidade, seu ambiente, a natureza, e a temas abstratos como a felicidade e a saudade.

%d blogueiros gostam disto: